Métodos contraceptivos: Você conhece todas as suas opções?

Hoje temos várias opções de métodos para evitar a gravidez. Com certeza você conhece a camisinha e  a pílula anticoncepcional, mas você sabia que existem várias outros?
Existe um método contraceptivo para cada mulher!
Então vamos conhecer eles?

Eu sou a Silvana, ginecologista da Dedicae, e nesse post vou falar sobre os tipos de métodos contraceptivos para você conhecer direitinho cada um e avaliar qual o melhor para você!

Começando pelo início…

Afinal, o que são métodos contraceptivos?

Anticoncepção é o uso de métodos e técnicas para impedir que uma relação sexual resulte em gravidez. Tais métodos podem ser classificados de várias maneiras, mas existem dois grupos principais: métodos reversíveis e métodos definitivos.

Os reversíveis são métodos em que a gravidez é possível quando não estão sendo mais utilizados. Eles englobam os métodos: comportamentais, de barreira, dispositivos intrauterinos, hormonais e os de emergência. Enquanto os definitivos são procedimentos cirúrgicos que inviabilizam a gravidez depois de serem realizados: como a laqueadura tubária e a vasectomia.

Então, vamos conhecer um pouquinho de cada tipo?

Métodos comportamentais

São conhecidos como métodos naturais de anticoncepção e são baseados no conhecimento do nosso período fértil. Portanto, conhecendo quando esse momento acontece, para evitar a gravidez, o casal não pode ter relações sexuais durante o período em que pode ocorrer a fecundação ou precisam usar práticas em que o esperma não é depositado na vagina. 

São eles:

  • Tabelinha ou método de Ogino-Knaus
  • Curva térmica
  • Muco cervical ou método de Billings
  • Método Sintotérmico
  • Coito Interrompido

Métodos de Barreira

Os métodos de barreira impedem a chegada do espermatozoide ao útero, portanto, criam, literalmente, uma barreira para os espermatozoides. Desse modo, eles podem ser utilizados pelo homem ou pela mulher e agem como obstáculos mecânicos. 

São eles: 

  • Preservativo masculino
  • Preservativo  feminino 
  • Diafragma.

Métodos hormonais

Esses métodos atuam principalmente inibindo a ovulação, o que é a base para impedir a gravidez. Os contraceptivos hormonais são métodos para evitar a gravidez à base de formas sintéticas dos hormônios femininos estrogênio e progesterona. Alguns desses métodos combinam os dois hormônios, enquanto outros têm apenas progesterona. Eles são divididos em: 

DIU

Os dispositivos intrauterinos (DIUs) são pequenas peças de plástico no formato da letra “T” ou do número “7”, com cerca de 2,5 a 3 cm introduzidas no interior do útero. 

Existem dois tipos:

  • Hormonais: possuem hormônio em sua composição
  • Metálicos: possuem partes metálicas (cobre e prata) em sua composição. 

Contraceptivo de Emergência 

O contraceptivo de emergência é conhecido como pílula do dia seguinte e é uma contracepção de EMERGÊNCIA, ou seja, é utilizada para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida ou uma relação sexual em que o método utilizado não funcionou corretamente (ex.: rompimento do preservativo). Ela possui doses hormonais mais elevadas de estrogênio e progesterona do que a pílula contraceptiva normal e, portanto, funciona inibindo a ovulação ou retardando a fecundação. 

Métodos cirúrgicos

Os métodos cirúrgicos ou de esterilização voluntária têm como finalidade bloquear os canais que são responsáveis pelo encontro dos espermatozoides com o óvulo (no homem, canal deferente, e na mulher, trompas de Falópio). 

São eles:

  • Ligadura Tubária (feminino)
  • Vasectomia (masculino)

Como você pode ver, existem diversos métodos contraceptivos! Portanto, converse com sua ginecologista (eu conheço umas muito boas!) para saber o melhor método para você! 

Conte sempre com a Dedicae!

Acompanhe nosso Instagram! Por lá posso responder as suas dúvidas! 

Conteúdo relacionado

Como funciona o diafragma?

Métodos contraceptivos que criam uma barreira para o espermatozoide são muito utilizados, principalmente a camisinha! Mas você  já ouviu falar do diafragma? Eu sou a

Veja mais