Implantes hormonais: vem descobrir sobre eles!

Você já ouviu falar sobre implantes hormonais? Tubinhos de hormônios que colocamos embaixo da pele? Eu sou a Silvana, ginecologista da Dedicae, e vou contar tudo que você precisa saber sobre ele!

Então vamos lá…

O que são implantes hormonais?

Os implantes hormonais são dispositivos do tamanho de um palito de dente, que contém moléculas de hormônios em seu interior. Eles são inseridos no consultório de forma rápida e indolor (com anestesia local), geralmente na região subcutânea (embaixo da pele) do glúteo. 

Quando inseridos sob a pele, eles liberam lentamente hormônios no organismo e são utilizados com dois objetivos: para terapia de reposição hormonal ou como um método contraceptivo. 

A indicação de um implante deve ser feita com total responsabilidade, levando em consideração fatores como idade, peso, grau de atividade física, doenças crônicas existentes, história familiar, entre outros.

Ok Sil, mas por que eu deveria implantar invés de tomar os hormônios?

Os benefícios dos implantes hormonais

Bom, um dos principais benefícios dos implantes hormonais é a sua eficiência pois ao ser implantado, impedimos o desperdício e a má absorção. 

Além disso, o alívio dos sintomas ocorre de forma mais rápida que as formas injetáveis, por cremes ou por via oral. 

Dentre os benefícios estão: eliminar a rotina diária de usar hormônios em creme e o risco de contaminar crianças e animais; promover uma melhora superior no sono das pacientes, na libido e na sensação de bem estar; e é mais efetivo em aliviar os sintomas da menopausa e aumentar a densidade óssea.

Sem contar na comodidade, pois sua duração varia de 6 a 12 meses. É só implantar e voltar a se lembrar dele um bom tempo depois! 

Eu também já ouvi falar sobre o chip da beleza, implantes hormonais que ajudam a emagrecer, é verdade?

Implantes hormonais e o “chip da beleza”

Primeiramente, o termo “chip da beleza” é totalmente inadequado! Vamos falar então do implante de Gestrinona, meninas.  

O uso da Gestrinona é aprovado pela ANVISA, mas ainda envolve muita polêmica. As críticas são decorrentes do uso inadequado dos implantes, que vêm sendo usados para beleza invés de tratamentos ginecológicos. 

Ele foi desenvolvido inicialmente para o tratamento da endometriose e da miomatose uterina. Porém, ele passou a ser, inadequadamente, chamado de “chip da beleza” por ter um possível efeito estético de reduzir a gordura corporal e favorecer o ganho de massa magra. Com tudo isso, ele começou a ser muito usado por modelos, atrizes e outras famosas.

Mas é importante lembrar que hormônios influenciam em muito mais do que a parte estética e seu uso deve ser recomendado por sua ginecologista. Falamos sobre esta polêmica do “chip da beleza” aqui.

Além da Gestrinona, existem outros hormônios?

Os hormônios presentes no implante 

Sim! Hoje temos 6 hormônios de implantes mais utilizados: Gestrinona, Estradiol, Testosterona, Nestorone, Levonorgestrel e o Acetato de Nomegestrol.

Para reposição hormonal no climatério e na menopausa, os queridinhos são a Testosterona e o Estradiol.

Para métodos contraceptivos, os principais são os Gestrinona, Nestorone, Levonorgestrel e o Acetato de Nomegestrol, normalmente, associados ao Estradiol e à Testosterona. 

Dependo para dose necessária dos hormônios podem ser implantados mais de um implante. Mas não se preocupe, eles são pequenininhos, nem dá para perceber que estão lá!

Sil, me explica como funciona os implantes hormonais na menopausa?

Implantes hormonais na menopausa 

A diminuição da produção dos hormônios sexuais, a partir de certa idade traz alguns sintomas indesejáveis, comuns no climatério e na menopausa.

Nas mulheres, alguns dos efeitos da redução na produção destes hormônios são a perda das curvas características do corpo feminino, o aumento de gordura corpórea e sinais de masculinização, como aumento de pelos e engrossamento da voz. Também podem aparecer sintomas como depressão, diminuição da libido, perda de memória e distúrbios do sono. 

Uma das formas mais práticas de repor os níveis hormonais é com os implantes. A prescrição é feita especialmente para você, personalizada! Por isso é muito importante conversar com sua médica para ver qual seria a melhor recomendação para o seu caso! 

Dependendo de seus níveis hormonais e não havendo condições limitantes, como histórico de câncer, doenças hepáticas, trombose ou tabagismo, por exemplo, prescrevemos uma reposição hormonal personalizada. O número de implantes de testosterona varia, sempre que possível, em proporção com os implantes de estradiol.

Mas também é possível usar os implantes como anticoncepcional?

Implantes hormonais para método contraceptivo

Para a contracepção, além do Gestrinona, são usados implantes de Nestorone, Levonorgestrel e o Acetato de Nomegestrol, normalmente, associados ao Estradiol e à Testosterona. 

Esse método contraceptivo é um dos mais efetivos, após 24 horas da sua implantação, sua eficácia em prevenir a gestação é de 99,5%.  Ele atua liberando hormônios para o sangue de forma contínua, impedindo a ovulação e espessando o muco do útero, o que evita a passagem de espermatozoides.

O método contraceptivo é indicado para mulheres em idade fértil e com vida sexual ativa, incluindo adolescentes.

Por outro lado, mulheres gestantes ou com suspeitas de gravidez, histórico de doença hepática, câncer de mama ou colo do útero, sangramento uterino de causa indeterminada e histórico de problemas circulatórios ou cardíacos não devem fazer uso da implantação hormonal.

Se você está na menopausa ou considera o uso do implante como contraceptivo, converse com sua ginecologista para avaliar se você é uma candidata para implantes hormonais!

E conte sempre com a Dedicae! Estamos juntas nessa e em todas as fases da sua vida! 

Para acompanhar nossos conteúdos, nos siga no Instagram. Por lá podemos conversar mais!

Conteúdo relacionado

Como funciona o diafragma?

Métodos contraceptivos que criam uma barreira para o espermatozoide são muito utilizados, principalmente a camisinha! Mas você  já ouviu falar do diafragma? Eu sou a

Veja mais